top of page

Mesas-redondas

Mesa-redonda "Diálogos da antropologia com as práticas de saúde: enfoques transdisciplinares"

14/08/2023 (segunda-feira), 10hs, auditório do CCH, prédio 2

A resistência dos saberes e práticas tradicionais na saúde integrativa e suas implicações sócio-políticas para o norte de Minas Gerais
Irmã Mônica (Acebev)
Irmã Mônica mora em Porteirinha-MG e atua junto à Associação Casa de Ervas Barranco da Esperança e Vida (Acebev). Terapeuta natural, fomenta o uso de terapias integrativas, a produção de remédios naturais (homeopatias, fitoterápicos) e construções com materiais naturais (bioconstruções).
A pesquisa em Saúde Coletiva e suas contribuições no campo das Ciências Humanas e Sociais
Profa. Dra. Cristina Andrade Sampaio (Unimontes)
Cristina Andrade Sampaio possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestrado em Epidemiologia e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Antropologia Médica e Pesquisa Qualitativa em Saúde. É líder do grupo de pesquisas do CNPq Saúde Mental, álcool, crack e outras drogas. Coordena o Laboratório de Pesquisas Qualitativas Interdisciplinares em Saúde - LabQuali. É atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes (2022-2024), conceito 6 Capes.
Clique aqui para visualizar o Lattes.
Mesa-redonda "Ciência Política no Brasil: temas e debates contemporâneos"

15/08/2023 (terça-feira), 10hs, auditório do CCH, prédio 2

Políticas indígenas e indigenistas: a construção de uma agenda de pesquisa para a ciência política brasileira
Prof. Dr. Leonardo Barros Soares (UFV)
Leonardo Barros Soares é Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Université de Montréal, também é coordenador do Grupo de Pesquisa Política e Povos Indígenas nas Américas. 
Clique aqui para visualizar o Lattes.
A reconstrução da participação no Brasil: limites, impasses e novas agendas de pesquisa
Dra. Priscila Zanandrez (UFMG)
Priscila Zanandrez é pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT IDDC. Doutora e mestre em Ciência Política e graduada em Gestão Pública pela UFMG. Gestora de projetos do Projeto de Democracia Participativa da UFMG. Tem experiência na área de Ciência Política e Gestão Pública, com foco em Participação, Conselhos de Políticas e Sociedade Civil. 
Clique aqui para visualizar o Lattes.

Mesa-redonda "Religião e mobilização política e social no Brasil"

16/08/2023 (quinta-feira), 10hs, Auditório do CEPT/Unimontes. R. Cel. Celestino, 65 - Centro, Montes Claros. Corredor cultural.

A religião no Brasil atual
Prof. Dr. Renarde Freire Nobre (UFMG)
Renarde Freire Nobre é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Max Weber, Nietzsche, Foucault, cultura, conhecimento, modernidade, poder e ética. Publicou, dentre outras, o livro "Perspectivas da razão: Nietzsche, Weber e o conhecimento" (Argumentum) e o capítulo "Nietzsche, contemporaneidade e ética: a alegria como resposta afirmativa" do livro "Teoria Crítica no século XXI" (Annablume). Organizou os livros "O poder no pensamento social - dissonâncias" (Ed. UFMG) e "Lévi-Strauss - leituras brasileiras" (Ed. UFMG). Publicou em 2020, pela Editora UFMG, o livro de ensaios Figurações do Amor Artístico.
Clique aqui para visualizar o Lattes.
Redes sociais digitais, religião e mobilização política no Brasil
Prof. Dr. Luiz Eduardo Souza Pinto (Unimontes)
Luiz Eduardo Souza Pinto é graduado em Administração (2002) e em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas - (2013), sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com doutorado sanduíche sob a orientação do professor Rocco D´Ambrosio, da Pontificia Università Gregoriana di Roma, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Pós-Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes. 
Clique aqui para visualizar o Lattes.
bottom of page